A Dança Mandala das 21 louvações de Tara originou-se da tradição Budista Tibetana, por meio de Prema Dasara que recebeu ensinamentos. Ela tomou “Refúgio” nessa tradição por intermédio do Lama Sonam Tenzin – o Lama residente do Centro de Karma Kagyu Dharma em Maui no Havaí. Prema recebeu o “empoderamento” (empowerment) de Tara Verde de Sua Eminência Tai Situ Rinpoche e de Lamas das várias tradições Budistas Tibetanas. Lama Tenzin a introduziu na prática das 21 Louvações de Tara – o texto que é a base da Dança de Tara.

Prema Dasara e Lama Sonam Tenzin

Prema Dasara e Lama Sonam Tenzin

Em 1984, o Lama Tenzin pediu a Prema Dasara que trabalhasse sobre alguns textos da tradição para reformá-los para serem cantados em inglês. Ela e o seu vizinho Jeff Muñoz criaram um canto com o mantra e as Louvações de Tara. Prema meditava andando pelas montanhas ao redor de sua casa e cantava essas louvações.

Prema Dasara nos conta a história da linhagem da Dança de Tara

“Como parte do treinamento na prática de Tara, nós a visualizamos à nossa frente. A Tara que eu visualizava começou a dançar. Achei que isso tinha a ver com meu treinamento como dançarina de templo indiano. O texto das 21 Taras é muito similar a alguns textos tradicionais que eu estudei como dançarina na Índia.

Em estudos posteriores eu descobri que “Odissi ” – o estilo de dança que eu havia estudado – tinha 1400 anos e era uma dança Tântrica Budista Tibetana. Não é irreal unir essas duas danças. É muito possível que as 21 louvações tenham sido dançadas dentro da Tradição que eu havia estudado. Visto que, o Lama Tenzin tinha me pedido muitas vezes para dançar em seu Templo, perguntei a ele se eu poderia coreografar a dança e recebi sua permissão.

Eu e uma amiga, Lauryn Galindo, que é uma fabulosa dançarina, nos reunimos a um grupo de amigas e juntamos as danças para apresentá-las ao Lama Tenzin, em 1985. Nenhuma de nós estava preparada para o poder do evento. Imediatamente fizemos planos para fazer essa dança novamente.
Retornei à Índia para completar um nível de treinamento de dança e explorar a conexão Tântrica, além de buscar as bênçãos de quaisquer Grandes Lamas que pudessem me ouvir. O Grande Mestre de meditação Kalu Rinpoche abençoou a Dança de Tara e me disse:

“Somente o bem pode vir disso.”

Quando retornei da Índia em 1986, sua Eminência Tai Situ Rinpoche voltou a Maui, Havaí e nos oferecemos para dançar para ele. Depois da nossa apresentação, ele falou extensivamente comigo e disse-me que eu viajaria pelo mundo ensinando essa dança. Eu protestei, porque não sabia nada sobre o Dharma e estava muito inquieta sobre como dançá-lo.

Ele ignorou meus protestos e continuou a recomendar os trajes e a encorajar-me para um festival a ser feito anualmente em honra à Tara. Pediu-me para mudar o texto se necessário, e de todas as formas, deu-me sua Benção. Disse-me também que nunca havia tido tal experiência de devoção através da dança.

Tai Situ Rinpoche

Nos 4 ou 5 anos seguintes, nós nos oferecemos para dançar a cada Grande Lama que visitava Maui, trazendo ensinamentos. Sogyal Rinpoche e Lama Tarchin Rinpoche da tradição Nyingmapa; Tara Rinpoche da tradição de Gelugpa e sua Eminência Jamgon Kongtrul da tradição Kagyu; Dagmola Kushog e Lama Kunga da tradição Sakyas; todos deram suas bênçãos e encorajamento.

Sob a direção do Lama Tenzin eu fui para um Retiro e estudei tudo o que estivesse ao meu alcance. Em 1989, fui a Toronto para participar da prática Kalachakra conduzida por sua Eminência HE Jamgon Kongtrul Rinpoche. Enquanto estava lá, uma moradora local me perguntou se eu poderia ensinar a Dança de Tara para suas alunas. Eu levei os trajes e ensinei essa Dança, pela primeira vez, fora de Maui. Sua Eminência perguntou-me se eu iria a Sikkim para ensinar a dança para as mulheres Tibetanas, e em 1992, pude atender esse pedido.

Segui ensinando a Dança de Tara pelos EUA e Canadá. Em 1995, sua Eminência Situ Rinpoche voltou a Maui e dançamos para ele novamente. Dez anos tinham se passado, desde que ele havia visto a Dança de Tara pela primeira vez.

Sua Eminência Situ Rinpoche nos disse que a dança havia se tornado uma prática que acumulava méritos e sabedoria. Ele sentiu que, nessa dança, as mulheres alcançavam um nível de absorção meditativa.

Prema Dasara faz oferenda para Kalu Rinpoche

Pessoalmente, ele me disse que a Dança de Tara era uma “Prática de Linhagem” e que eu era uma Mestra Dançarina. Recomendou-me que eu fosse muito cuidadosa ao conduzir essa Dança; e também na transmissão da Mandala das 21 Preces de Tara.

Ele também afirmou que, por se tratar de uma prática de linhagem, era um veículo muito precioso para a Mente Iluminada; recomendou-me que eu cuidasse para que não se transformasse numa forma de adoração externa ou oração superficial e se degenerasse. Pediu para formar uma organização que me ajudasse e Kenyavani Gilman conseguiu fazer um conselho sem fins lucrativos com esse propósito.

Eu me tornei discípula de Bokar Rinpoche, Grande Mestre de Meditação, que nomeou a organização Tara Dathu, cujo significado é: A Morada Pura da Deusa Tara. Estabelecemos um programa mestre-discípulo que possibilitasse o ensino da Dança de Tara no mundo inteiro, para Que todos os Seres sejam abençoados por Tara, Aquela que brilha em Glória!