Charya Nritya

CHARYA NRITYA

 

Charya Nritya é uma antiga dança Budista Nepalense praticada para experimentarmos a natureza divina em nós. É uma forma de movimento da Meditação Yoga das Deidades. Uma sadhana em movimento em que deidades como Tara e VajraYoguini, podem desbloquear  totalmente e envolver-nos no fluxo natural das energias internas e externamente expressar suas ações benéficas. 

 

 

Tradicionalmente é dançada em rituais esotéricos por VajraCharyas, os sacerdotes Newar do Vale do Katmandu. Charia Nritya é hoje em dia transmitida aos praticantes fora do Nepal, graças aos gentis esforços de veneráveis sacerdotes estudantes, como o último Ratna kaji Vajracharya. Décadas atrás, Ratna Kaji começou a abrir os ensinamentos para alguns estudantes ocidentais que vinham ate o Nepal, incluindo Prema Dasara, que com a criação de Tara Dhatu e da Pratica da Mandala das 21 preces de Tara juntamente com outras danças budistas, beneficou muitos seres ao redor do globo.

 

Os esforços de Ratna Kaji continuam através de seu filho Prajval Ratna Vajracharya que viaja intensivamente para ensinar e dançar esta forma sagrada de arte ao redor do mundo. Prajwal também um sacerdote do Budismo, fundou em 1996 a Dança Mandala para preservar sua preciosa prática de linhagem de dança e as praticas relacionadas a ela.

 

Com o objetivo de partilhar mundialmente a Dança de Charya e seus cantos em sânscrito, a Dança Mandala tem agora um Templo Budista e um Vihara, ou centro de estudos, em Portland, Oregon nos EUA. Praticantes de todo mundo podem visitar e estudar iconografia e danças de diferentes deidades com Prajwal Vajracharya, hoje em dia, o principal Charya Nritya mestre vivo, juntamente com sua discípula senior Helen Appell. Todos aqueles com motivação sincera são convidados a treinar no Templo e Vihara, emergindo seus seres na dança e na tradição da deidade, ritual de vida e no ambiente sagrado do único centro Newar Vajrayana do Ocidente.

 

O estudo profundo de Charya Nritya inclui uma iniciação ao mundo de Padmanatesvara, um ritual que o conecta com a altruísta deidade da dança e musica. Praticando a visualização e recitação de Padmanatesvara aumenta o poder visceral da pratica e aprofunda a intensão de que a artes sagradas sejam praticadas com a aspiração de beneficiar toda a vida!

 

 

Helen Appell

 

O caminho espiritual de Helen Appell inclui anos na Índia em retiro e estudando na Biblioteca de Obras e Arquivos Tibetanos, bem como audiências privadas e ensinamentos com Sua Santidade o Dalai Lama e outros grandes Lamas.

 

Ela treinou em sânscrito, pintura thangka e por muitos anos. Helen introduziu a dança e a música em sua prática de meditação através de seus estudos de Charya Nritya com seu principal mestre, Prajwal Ratna Vajracharya. Na última década, ela viajou e se apresentou com ele ao mesmo tempo que deu suporte para seus ensinamentos. Eles participaram da fundação do primeiro templo budista Nepalense, do oeste, em Portland, Oregon, EUA, para criar um ambiente ritualístico para a dança do templo, música, outras artes tradicionais sagrados e meditação.

 

 

Helen estuda e ensina em Portland, Oregon, EUA.

Informações: helen@dancemandal.com