Novidades

TDSA no 1º CONGREPICS

27/10/2017

TDSA no 1º CONGREPICS

No período de 12 a 14 de outubro aconteceu em Natal-RN, o 3º Encontro Nordestino e 1º Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CONGREPICS). O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde e Rede Pics Nacional, realizado pela Escola de Saúde e o Departamento de Saúde Coletiva/Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – LAPICS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esse congresso, que contou com um total de 1.419 inscritos oriundos de todos os estados brasileiros, teve grande relevância para Tara Dhatu Sul América - TDSA, uma vez que há quatro anos, existe uma cooperação técnica com o LAPICS/UFRN.

 

Essa cooperação é desenvolvida por meio de projetos de extensão e pesquisa que associam duas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS formalizadas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) e oficializadas no SUS: dança circular e meditação. A participação na prática semanal da “Dança Meditativa de Tara”, empodera e expande a consciência, promovendo saúde e auto cura das mulheres e homens praticantes.

 

 

TDSA participou ativamente da programação do 1º Congrepics, por intermédio das professoras-estudantes de seu Programa Educacional, que ministraram vivências, oficinas e minicursos. Na atividade “Vivências de harmonização para o Amanhecer”, Ana Tania Sampaio, que também é coordenadora do LAPICS/UFRN, conduziu a meditação Chi Lel - A Cura do Infinito Azul, ao amanhecer na Praia de Ponta Negra. A vivência “Danças Circulares Meditativas de Tara Dhatu” foi conduzida por Liliete Cordeiro. O minicurso “Dança Meditativa de Tara e Sign Writing: Integrando Saúde, Língua (Gens) e Culturas Diferentes” foi ministrado por Margarida Maria Souza. A Oficina de Meditação para Crianças Domando os Oito Medos" foi realizada por Liamara Chemello e Edithe Tremea. A oficina “Viver e Promover o Bem-Estar pela Saúde e Qualidade de Vida em casa e no trabalho” foi apresentada por Maira Nobre e Adriana Mendes. E ainda, toda a tradução do evento da língua inglesa para português e vice-versa, foi realizada por Zênia Machado.

 

 

 

 

O 1º CONGREPICS foi um sucesso e essas representantes de TDSA realizaram um encerramento inesquecível, com uma oferenda a todos os participantes, na qual compartilharam as danças, criadas por Prema Dasara, diretora de Tara Dhatu e Myri Dakini, presidente de TDSA: Prece de Motivação, Prece de Shantideva, e o mantra "OM AH HUM”. Nesta última, toda plateia foi convidada para a dançar, transformando-se em grandes círculos concêntricos girando com pessoas muito integradas e entusiasmadas que ressoam sua energia para o mundo.