Venha dançar uma jornada para autoconhecimento,
empoderamento do feminino e conexão com todos os seres.

Descrição

Conheça as opções dos workshops que oferecemos para as comunidades.

As danças oferecidas pelas professoras de TDSA são baseadas em movimentos simples que não requerem nenhum treino em especial e todas as pessoas são bem-vindas a aprendê-las.

O que diferencia a qualidade dessas danças é a sua integração com a meditação. Algumas danças são inspiradas no estilo oriental, especialmente, da dança clássica indiana, na qual Prema Dasara foi treinada por mestres das danças sagradas da Índia, Nepal, Tibet e Bali.

Essas danças podem ser ensinadas em retiros de uma semana ou fins-de-semana, sessões de três horas. Pode haver combinação de sessões para trabalhar os tópicos que serão descritos a seguir.

Todos os arranjos para organização dos eventos de TDSA devem ser feitos diretamente pelo e-mail  taradhatusulamerica1@gmail.com.

Em nossa loja virtual, é possível adquirir todo material didático, como textos, vídeos e músicas, para estudo e aprofundamento dos workshops.

Dança da Mandala das 21 Preces De Tara

Esse workshop deve ser realizado numa carga horária de 10 a 12 horas para o aprendizado da dança com uma professora sênior. A Dança da Mandala das 21 Preces de Tara é uma versão de uma prática tradicional tibetana, denominada sadhana. Através dessa mandala, corporificamos as qualidades femininas da sabedoria e compaixão da Deusa Tara. É um método no qual as dançarinas manifestam as qualidades femininas da Deusa Tara, quando dançam as 21 preces.

É fundamental que os participantes compareçam durante todo o evento. No encerramento, é apresentada uma performance aberta a toda comunidade, no qual as dançarinas terão a opção de vestir saris.

Dança da Mandala das 21 Preces de Tara com Máscaras de Bali

Há muitos anos, Prema Dasara teve uma visão aspiração de dançar a Mandala das 21 Preces de Tara com máscaras que representassem cada uma das faces de Tara.

Myri Dakini ministra esse workshop com uma carga horária de 12 horas para pessoas com experiência na Dança da Mandala das 21 Preces de Tara.

Dança das Qualidades de Tara

Esse workshop é realizado numa sessão de 3 horas. Nessa sessão manifestamos as 21 Qualidades de Tara Verde, através da dança, do canto, visualização e meditação.

Conectar-se com a Deusa Tara é uma prática profunda de transformação, empoderamento e uma forma de abençoar o mundo. É essencial que cada um de nós nesse mundo honre o divino feminino interior para trazer o equilíbrio para nós e os outros.

Dança da Tara Branca dos Seis Escudos

Pode ser ensinada em uma ou duas sessões de 3 horas. A dança de Tara Branca traz paz e harmonia. Ela oferece as bênçãos de longa vida e boa saúde. Semelhante a Kwan Yin, sua presença é gentil e alegre. É uma das mais queridas danças rituais que aborda os poderes de cada escudo relacionado a uma cor e uma atividade: branco é a pacificação, dourado é aumento da abundância; vermelho é magnetismo; azul é a disciplina; verde é a ação. Essas práticas e meditações invocam o poder curativo da compaixão ilimitada de Tara Branca.

Dança Chamando Tara do Coração

É uma profunda dança meditativa, baseada na prática da sadhana de Dudjom Lingpa, um grande mestre Dzogchen.

Essa dança abrange diferentes aspectos de uma prática meditativa, como a invocação da Mãe Divina, a manifestação dessa deidade, a quem fazemos oferendas e depois dissolvemos toda essa visualização na vacuidade.

É uma dança longa que requer plena atenção e alguns movimentos mais elaborados. Por isso, deve ser realizada em uma ou duas sessões de 3 horas.

Dança da Tara Dourada – Vasudhara

Os rituais de Tara Dourada são um apelo antigo para experenciar o mundo como um reino de prosperidade. É uma dança simples e alegre. Cantamos um mantra que invoca a abundância e as bênçãos da Divina Mãe Tara. Pode ser realizada em uma sessão de 3 horas.

Dança das Oito Oferendas Preciosas

É uma bela dança, baseada no texto de Khempo Khatar sobre o significado oculto do ritual das oferendas das tigelas, encontradas em todos os altares tibetanos.

Fazer oferendas desenvolve a virtude da generosidade. Isso reflete no Universo que nos oferece a abundância, riquezas. Nessa prática, também aprendemos a receber tudo isso com sabedoria, o que acumula méritos. É realizada em uma sessão de 3 horas.

Dança dos Quatro Imensuráveis

É uma dança para meditação sobre os quatro pensamentos imensuráveis: compaixão, amor, alegria e equanimidade.

Em uma sessão de 3 horas, invocamos essas qualidades, verdadeiramente, experenciamos o céu e a terra, abrimos os nossos corações e descansamos na sabedoria da interconexão com tudo.

Vajrasattva Curto – Os quatro poderes

É uma prática de purificação para liberação dos medos, pensamentos, ações e palavras, em uma sessão de 3 horas.

Reconhecemos a causa do nosso sofrimento; confessamos as nossas falhas, reconectando com nossa fonte de refúgio e tomamos o remédio para purificação, por meio do mantra; e renovamos o nosso compromisso em manifestar a mente iluminada de sabedoria e compaixão para o benefício de todos os seres.

Vajrasattva de 100 Sílabas

O significado do mantra de cem sílabas de Vajrasatva é profundo. Nele apelamos para nossa mais elevada natureza, buscando despertar e purificar a mente, fala e corpo.

É uma dança mais complexa, que através da meditação alcançamos entendimento e o significado das sílabas sagradas. Nessa prática, trazemos a visualização da deidade iluminando e purificando nosso ser, e também há uma interação em pares para exercitarmos a atenção plena, paciência, apoio do círculo. É realizada em uma ou duas sessões de 3 horas.

Chi-Lel

É uma prática de Chi Kung da China, trazida para o Ocidente pelo Mestre Lucas Chan. Essa versão da série de prática “Lift Up Chi, Chi Pour Down” foi adaptada por Prema Dasara.

Esse método combina movimentos simples com visualização para explorarmos o poder da nossa mente em produzir um estado de bem-estar no corpo. Inúmeras pessoas se curaram de qualquer tipo de condição física debilitante através do Chi-Lel Chi-Kung. Realizada em uma sessão de 1H30 minutos.

Dança da Sabedoria das Dakinis

É um retiro de sete dias, no qual lidamos com um método de transformação, por meio da sabedoria das Dakinis. Temos a oportunidade de reconhecer as diversas forças dentro de nós que orientam nossos pensamentos, fala e ações. A prática da Dança de Tara nos possibilita revelar a sabedoria, compaixão e potencialidade de um ser iluminado que está em nós.

Todos os dias, nos engajamos em diferentes formas de meditação, integrando os cinco elementos com suas cores representativas e o poder transformador das Dakinis. Fazemos danças que nos auxiliam a utilizar todos os nossos impulsos para manifestar o poder, a presença, a compaixão do feminino iluminado.

Esse trabalho com as Dakinis de Sabedoria busca estabelecer o equilíbrio em nosso mundo, na medida em que há a necessidade do ressurgimento do divino feminino.

Cherenzig, o Senhor da Compaixão

É baseado no mantra do Senhor da Compaixão, Avalokiteshvara “Senhor de Todos os Mundos”, conhecido no Tibet como Cherenzig. Essa prática nos leva a uma experiência de abertura na mais alta expressão do amor. O mantra, OM MANI PADME HUNG, ressoa através do nosso ser, despertando nosso coração.

A melodia que usamos vem do Butão, um país onde o Dharma de Buddha tem sido preservado de forma original e a dança explora o atributo Compaixão, em uma sessão de 3 horas.

Buda da Medicina

O som do mantra do Buda da Medicina purifica doenças e remove obstáculos da nossa jornada espiritual. Essa meditação em movimento foi coreografada por Prema Dasara a pedido do Lama Lhumdrup para as monjas do Monastério Kopan no Nepal.

Essa dança sagrada invoca o poder do Buda da Medicina para desenvolver nossa sabedoria e curar as aflições do nosso corpo e mente. Realizada em uma sessão de 3 horas.

As Dezesseis Oferendas da Deusa

É uma dança tradicional da linhagem Charya Nritya do Nepal, praticada para experimentarmos a natureza divina em nós. É uma forma de movimento da Meditação Yoga das Deidades. O foco dessa prática é desenvolver a capacidade de manifestar a divindade através de ações do corpo, fala e mente. Realizada em uma ou duas sessões de 3 horas.

Charia Nritya – Linhagem Nepalense

Tradicionalmente é dançada em rituais esotéricos por VajraCharyas, os sacerdotes Newar do Vale do Katmandu. Charia Nritya é hoje em dia transmitida aos praticantes fora do Nepal, graças aos gentis esforços de veneráveis sacerdotes estudantes, como o último Ratna kaji Vajracharya. Décadas atrás, Ratna Kaji começou a abrir os ensinamentos para alguns estudantes ocidentais que vinham ate o Nepal, incluindo Prema Dasara, que com a criação de Tara Dhatu e da Pratica da Mandala das 21 preces de Tara juntamente com outras danças budistas, beneficiou muitos seres ao redor do globo.

Os esforços de Ratna Kaji continuam através de seu filho Prajval Ratna Vajracharya que viaja intensivamente para ensinar e dançar esta forma sagrada de arte ao redor do mundo. Prajwal também um sacerdote do Budismo, fundou em 1996 a Dança Mandala para preservar sua preciosa prática de linhagem de dança e as práticas relacionadas a ela.

Com o objetivo de partilhar mundialmente a Dança de Charya e seus cantos em sânscrito, a Dança Mandala tem agora um Templo Budista e um Vihara, ou centro de estudos, em Portland, Oregon nos EUA. Praticantes de todo mundo podem visitar e estudar iconografia e danças de diferentes deidades com Prajwal Vajracharya, hoje em dia, o principal Charya Nritya mestre vivo, juntamente com sua discípula sênior Helen Appell. Todos aqueles com motivação sincera são convidado

s a treinar no Templo e Vihara, emergindo seus seres na dança e na tradição da deidade, ritual de vida e no ambiente sagrado do único centro Newar Vajrayana do Ocidente.

O estudo profundo de Charya Nritya inclui uma iniciação ao mundo de Padmanatesvara, um ritual que o conecta com a altruísta deidade da dança e música. Praticando a visualização e recitação de Padmanatesvara aumenta o poder visceral da prática e aprofunda a intensão de que a artes sagradas sejam praticadas com a aspiração de beneficiar toda a vida!

Helen Appell

O caminho espiritual de Helen Appell inclui anos na Índia em retiro e estudando na Biblioteca de Obras e Arquivos Tibetanos, bem como audiências privadas e ensinamentos com Sua Santidade o Dalai Lama e outros grandes Lamas.

Ela treinou em sânscrito, pintura thangka e por muitos anos. Helen introduziu a dança e a música em sua prática de meditação através de seus estudos de Charya Nritya com seu principal mestre, Prajwal Ratna Vajracharya. Na última década, ela viajou e se apresentou com ele ao mesmo tempo que deu suporte para seus ensinamentos. Eles participaram da fundação do primeiro templo budista Nepalense, do oeste, em Portland, Oregon, EUA, para criar um ambiente ritualístico para a dança do templo, música, outras artes tradicionais sagrados e meditação.

Tara Doma Os Oito Medos – Jogos para Meditar

Esse projeto é baseado nos ensinamentos de Prema Dasara. O seu objetivo é proporcionar um espaço, no qual a criança pode compreender suas expressões de contentamento e desagrado, como parte da vivência diária e possibilitar maior suporte para ela aprender a resolver conflitos de uma forma lúdica e meditativa.

Utilizamos danças, cantos, histórias infantis, confecções de jogos que permitem evidenciar a natureza da nossa mente como sendo capaz de gerar pensamentos positivos e ações benéficas para trazer felicidade para si e para todos os seres. Também oferecemos formação de professoras na área de educação e do TDSAPE para desenvolverem esse programa com crianças.

 

Performance

Myri Dakini e Prema Dasara são dançarinas profissionais. Elas podem apresentar uma performance de dança sagrada, uma noite de grande beleza e devoção. No final, elas convidam o público para participar de algumas danças.

Palestras

Prema Dasara é uma ótima palestrante. As palestras podem ser combinadas com autógrafos do livro de sua autoria, “Dançando Tara, um manual de prática”.

Para maiores informações envie email para:

taradhatusulamerica1@gmail.com